Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/cwbconsu/public_html/mysql.php on line 2
Indicador de crédito ao consumidor tem quarto recuo consecutivo - Cwb Consultoria

Indicador de crédito ao consumidor tem quarto recuo consecutivo

Indicador de crédito ao consumidor tem quarto recuo consecutivo 



Com a diminuição do crescimento que ocorreu em 2011, fica mais difícil o crédito ao consumidor. 

Com a diminuição do crescimento que ocorreu em 2011, fica mais difícil o crédito ao consumidor. E com os juros altos, fica difícil pagar quando se consegue o crédito. O indicador de perspectiva do crédito ao consumidor caiu 0,4% em relação a dezembro passado. Esse é o quarto recuo consecutivo do indicador, o que mostra que vai ficar cada vez mais difícil conseguir crédito.

O crédito: muita procura de um lado, muita oferta do outro. Parece um casamento perfeito. “Está muito fácil”, diz a dona de casa Neide Anjos.

E o brasileiro foi gastando a rodo. “Compra. Se endivida também”, comenta a atendente Eliana Dias.

A doméstica Cilene Silva diz que tem muitas dívidas. “Umas sete ou oito, por aí”, confessa.

Mas a lua de mel acabou. Nos últimos quatro meses, o crédito ao consumidor vem caindo. A culpa é da inadimplência que vem aumentando nos últimos meses. O brasileiro comprou em 2010, em 2011. E acabou não conseguindo pagar tudo por causa da inflação e da taxa de juros que esteve mais alta.

“Esse crescimento da inadimplência está fazendo, na verdade, com que os bancos e as financeiras sejam mais criteriosos na concessão de crédito. E as pessoas que se tornaram inadimplentes ficam com dificuldade de ter acesso ao mercado de crédito. Ao mesmo tempo, você tem que honrar as suas dívidas em atraso. Vai ser um crescimento um pouco menos, da ordem de 18%”, explica o economista Luiz Rabi, da Serasa/Experian.

E sabe que setor vai sentir mais? O setor de veículos, o campeão em inadimplência de pessoas físicas. Em 2012, a perspectiva é de que o aumento na concessão de crédito fique abaixo da média: 14%.

Já pra quem quer comprar um imóvel, o cenário é positivo. Nessa área há oferta de crédito em fartura. Ano passado, o crescimento foi de 44,5%. A projeção para este ano é menor: 30% - ainda assim, bem acima da média dos outros setores.

“É um setor onde o valor envolvido é maior, portanto a análise de crédito precisa ser feita de uma forma ainda mais cautelosa. E também a decisão do comprador de comprar um imóvel requer muito cuidado e muito planejamento. Isso acaba fazendo com que esse segmento tenha um nível de inadimplência mais baixo do que a média das outras carteiras”, comenta o economista.




© Copyright 1989 - 2011 Cwb Consultoria ® - Todos os direitos reservados
Curitiba (41) 3027-0535 / 4062-2001 - São Paulo (11) 3211-7222